Congresso em Januária mostra as inovações tecnológicas dos meios de comunicação

Fonte: Rádio Clube Bocaiuva

Diante de centenas de profissionais da comunicação, ocorreu no sábado (09), em Januária (MG), o 14º Congresso Regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Foi uma troca de informações e experiências entre as emissoras.

Realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro da cidade, o encontro contou com representantes da diretoria da Amirt, Anatel, emissoras de rádio e tevê, consultores de marketing e vendas, comerciantes e advogados, estudantes de jornalismo, dentre outros.

O foco do evento foi a mostra das inovações tecnológicas dos meios de comunicação, em especial, a migração das rádios AM para ondas FM.

Na parte da manhã, jornalista Léo Cardoso, de Belo Horizonte (MG), mostrou as noções básicas de interpretação para locutores, como comunicar-se com carisma a fim de conquistar o ouvinte. Ao radialista João Carlos, da Clube Bocaiuva, frisou a transmissão certa da mensagem ao ouvinte, bem como o uso correto do voz.

Em seguida, o Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, Deives Dener de Oliveira, apresentou as novas tecnologias e os seus aplicativos como aliados na audiência.

Já o engenheiro João Marcello, descreveu a modernização, as transformações e as tendências do Rádio, sobretudo a nova geração de aplicativos. Ele disse que é essencial o comunicador conhecer o seu público e desenvolver ferramentas para manter a audiência, com credibilidade. Ressaltou ainda o valor da qualidade do som e de equipamentos, e demais recursos inerentes as emissoras.

À tarde, outra palestra que atraiu a atenção dos presentes; a ministrada pelo presidente da Amirt, Mayrinck  Pinto de Aguiar, cujo tema foi “Mais que 30 segundos”.  Mayrinck pautou suas informações nas mudanças das emissoras do sistema AM para FM e suas vantagens tecnológicas, embasadas no “rádio do futuro”.

O consultor de vendas, André Justino, explicou sobre “Alta Performance em Vendas de Mídia”. Ele abriu a palestra ressaltando que “uma empresa não pode viver sem uma equipe de vendas comerciais”.

Para obter êxito neste quesito, segundo disse ele em entrevista a reportagem da Rádio Clube Bocaiuva, “é preciso identificar e analisar os problemas financeiros”, e a partir daí, elaborar um plano de vendas comerciais. Citou ainda a importância disso, aliada a um bom produto, audiência e liderança de mercado.

O advogado Rodolfo Moura, de Brasília, explanou sobre “Eleições 2.018 e a Reforma Trabalhista”. Entre os itens citou que a nova legislação visa garantir o equilíbrio eleitoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *