Bocaiuva começou com uma imagem

A atual igreja do Senhor do Bonfim foi construida com os padrões da modernidade e comporta mais de duas mil pessoas

Fonte: Rádio Clube Bocaiuva

Nesta sexta-feira (12), a cidade de Bocaiuva (MG) respira o ponto alto da festa do seu padroeiro Nosso Senhor do Bonfim. O ápice da programação das festividades inicia com uma carreata, às 16 h, com saída e chegada da Praça da Matriz.

No sábado (13), ás 18h30, a descida da imagem do Senhor do Bonfim, e, em seguida, o levantamento do mastro. Logo após, o show pirotécnico.

Neste domingo (dia 14), às 16 h, a primeira procissão, quando milhares de fiéis percorreram as principais ruas e avenidas da cidade.

Com seus 49 mil e 942 habitantes, de acordo com o último censo demográfico, Bocaiuva reverencia o Senhor do Bonfim como muita fé e devoção. O santo padroeiro se mistura com a própria identidade do município, que completará 131 anos de aniversário no próximo dia 14 de julho.

A antiga igreja do Senhor do Bonfim foi demolida no início dos anos 80 e no local foi erguido o atual templo

A antiguidade da paróquia do Bonfim

A Paróquia do Senhor do Bonfim, de Bocaiuva, é das mais antigas da Arquidiocese de Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com relatos de historiadores, por volta de 1.720, com a chegada da imagem do Senhor do Bonfim, o lugar recebeu muitos milagres, além de lendas.

A cidade nasceu do povoado formado ao redor da capela que abrigava a imagem, gerando uma peregrinação que deu origem a Festa, que reúne atualmente milhares de pessoas, entre anfitriões e visitantes.

Todos os anos, romarias se dirigem para Bocaiuva, por ocasião da festa do padroeiro da cidade, entre as quais, a caminhada que sai de Montes Claros percorrendo os 45 km que separam as duas cidades.

A Igreja tem possibilidade de se tornar um santuário, como o de Aparecida e de Bom Jesus da Lapa. O atual templo religioso substitui uma antiga igreja, demolida na década de 1980. A Igreja Matriz de hoje, construída com uma arquitetura moderna, possui uma capacidade para mais de duas mil pessoas.

A Lenda do Senhor do Bonfim dá origem a cidade

A história de Bocaiuva é ligada a uma tradição que fala de uma imagem de Cristo Crucificado trazida por tropeiros, com destino à Bahia. Conta a lenda que eles fizeram escala aqui, para descansar e, quando decidiram seguir viagem, não conseguiram retirar a imagem, que se tornou muito pesada.

Entenderam, então, que o Nosso Senhor não quis que sua imagem saísse deste local e ela ficou para abençoar a nossa cidade. Logo se ergueu uma capela e se foi formando, em torno dela, o povoado que hoje é Bocaiuva. Diante deste relato, o Senhor do Bonfim se tornou o padroeiro da cidade.

A cada ano, os fiéis homenageiam o seu padroeiro numa grande festa que mostra o seu agradecimento por Ele ter escolhido ficar entre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *