Conferência Municipal discute a saúde pública de Bocaiuva

 

Conferência debate ações para a Saúde Pública de Bocaiuva com vistas aos direitos e a humanização do atendimento

Fonte: Rádio Clube Bocaiuva

Acontece nesta quinta-feira (28), no auditório do Colégio Excelência, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Bocaiuva (MG).

O evento visa a elaboração de propostas da referida área a partir das necessidades da população para serem encaminhadas na etapa estadual da Conferência de Saúde, em Belo Horizonte (MG).

Pela manhã, aconteceram palestras como a da representante da Superintendência Regional de Saúde, de Montes Claros, Mafalda Dantas, que explanou sobre o tema “Consolidação dos princípios e direitos do SUS – Sistema Único de Saúde -, alinhados com os conceitos da democracia”.

De acordo com ela, “os princípios básicos do SUS é de não privilegiar grupos diferentes, ou seja, estabelece igualdade no atendimento da Saúde Pública”.

Em seguida, Danilo Oliveira, especialista em direitos público e sanitário, fez sua explanação sobre “Saúde como Direito na Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

À reportagem da Rádio Clube, a Secretária Municipal de Saúde, de Bocaiuva, Andréia Vieira Andrade, disse que “uma das proposições da conferência é de se aproxima a um controle social, sem privilégios de classes, seguindo, por exemplo, a ordem de atendimento priorizando a gravidade da saúde do paciente”.

O evento segue até às 17 h, e, neste período, será formado o novo Conselho Municipal de Saúde, e, ainda, serão escolhidos os quatro delegados que vão representar o município na plenária estadual, que será realizada no meio do ano, em Belo Horizonte.

A Plenária aprovará o Relatório Final da Conferência, devendo, expressar o resultado dos debates, bem como conter as diretrizes municipais para adoção de políticas públicas de saúde para os próximos quatro anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *