Seminário Macrorregional destaca em Bocaiuva o uso correto dos recursos hídricos

O seminário microrregional que discutiu a conservação e o uso do solo e da água ocorreu no Centro Cultural Henfil

Fonte: Rádio Clube Bocaiuva

Acontece, nesta quarta-feira (3), no Centro Cultural Henfil, em Bocaiuva (MG), o 1º Seminário Macrorregional de Conservação do Solo e da Água do Portal do Norte. O evento é uma realização da Emater local, em parceria, com a Prefeitura, Codevasf e Secretaria de Estado  de Agricultura e Pecuária.

Participaram do encontro, representantes de diversas instituições ligadas aos setores de meio ambiente, agricultura, pecuária, financeira, e ainda, autoridades políticas e sociais.

A parte da manhã foi reservada para apresentação de projetos de revitalização de bacias hidrográficas. Na abertura, José Walter Alves, da Emater de Bocaiuva, destacou a importância do seminário, e, anunciou os palestrantes da pauta.

O extensionista Iran Leite, da Emater local, apresentou os projetos desenvolvidos nos Rios Cachoeira e Guavinipan, e o que será implantado no Córrego da Oncinha, no município de Bocaiuva. Estes para conservação do solo e contenção dos recursos hídricos, como obras de proteção das nascentes e de construção de barraginhas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Em seguida, a mostra dos projetos subsidiados pelo Governo de Minas na Bacia Hidrográfica do São Francisco, com exposição do Superintendente de Ações de Revitalização de Bacias Hidrográficas, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (SEAP), Rodrigo Fernandes.

Em exclusiva à reportagem da Rádio Clube, Fernandes destacou os investimentos de quase um milhão de reais, em parceria com a prefeitura, que proporcionaram a revitalização das duas sub-bacias do São Francisco, rio Cachoeira e Guavinipan, e a construção de mais de mil barraginhas.

Segundo ele, são insumos importantes para a produção agrícola e para a segurança hídrica do município. Para Rodrigo Fernandes, tão valioso quanto a transposição do Rio São Francisco é a revitalização da sua porção mineira.

Também foram apresentadas informações sobre a conservação de solo e água utilizando terraços em nível e construção de barraginhas, através de Sérgio Oliveira Azevedo, coordenador técnico regional de meio ambiente da Emater de Minas Gerais.

Na parte da tarde, ocorreram palestras como a sobre a recuperação de áreas degradadas com formação de pastagens; ministrada por José Arcanjo Marques Pereira, da Emater-MG.

Das  14 às 15 horas, o encerramento com apresentação do programa de conservação do solo e água, por Marcos, do Sicoob-Credinor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *