Colaboração: Osmar Macedo/correspondente Itatiaia
Repórter Antônio Célio
De acordo com dados da 184ª Zona Eleitoral, em Montes Claros (MG), maior município do Norte de Minas, aproximadamente 15 mil pessoas estão com o título eleitoral cancelado.
A informação é da chefe do cartório eleitoral local, Helen Silveira.
Ela enfatizou, em entrevista ao correspondente Itatiaia, Osmar Macedo, que vai ao ar, nesta sexta-feira (12 de abril), no Jornal da Clube, a urgência em resolver esta situação, já que o prazo para tal finalidade encerra no dia 8 de maio.
Conforme Helén, “para consultar a situação eleitoral, a pessoa deve digitar nas páginas no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no E-Título”.
Transferência de títulos
Além da regularização destes eleitores, o período também é válido para quem deseja solicitar transferência de domicílio eleitoral, atualizar dados ou qualquer outra pendência relacionada ao título.
Os títulos cancelados são devido à falta de realização da biometria e revisão eleitoral em 2019. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 6 de outubro.
Para aqueles que já possuem cadastro biométrico, todos os serviços eleitorais estão disponíveis no sistema online; porém, quem ainda não realizou esse procedimento precisa comparecer pessoalmente a um cartório eleitoral.
A Central de Atendimento de Montes Claros estará de plantão neste sábado, dia 13, e também nos demais finais de semana até o próximo dia 28, no horário de 12 horas as 18, exclusivamente para a regularização do título.