Por Antônio Célio
Fiéis e devotos do Senhor do Bonfim, de Bocaiuva (MG), se preparam para a 2ª procissão do padroeiro da cidade, neste domingo (dia 17 de julho), às 16 h, no último dia dos eventos, que têm a transmissão da Clube 91,5 FM.
Antes, neste domingo, às 7 h, haverá santa missa; às 9 horas, missa com as crianças, e às 10 h, o leilão de bezerros.
O encerramento dos festejos será após a procissão, às 19 h, com a santa missa solene, seguida do sorteio dos guardiões da bandeira para o ano que vem e a solene subida da imagem do Senhor do Bonfim para o seu trono.
Neste sábado, véspera do encerramento, às 12 h, está prevista a cavalgada, com a concentração na Tenda da Amizade. Às 18 h, ofício a Nossa Senhora por meio de cânticos.
E, às 19 h, santa missa celebrada pelo Padre Zilmo dos Santos, pároco da Igreja de São José, em Montes Claros, com a participação da Emater, IEF, IMA, Apicultores, sitiantes, fazendeiros e a equipe do leilão. O ofertório é arroz.
Concurso Literário Maurício Figueiredo
Na noite desta sexta-feira, a 12ª edição do Concurso Literário de Poesias Maurício Figueiredo abrilhantou a programação cultural da festa do padroeiro da cidade. Dez poemas concorreram aos prêmios.
As três melhores poesias foram premiadas com valores em dinheiro, troféus e certificados.
A 1ª colocada foi Maria Fernanda Nery da Cruz Campos, como o poema “Do Escuro para a Luz”, que foi contemplada com 900 reais; e também venceu como melhor interprete, recebendo outra quantia no valor de 300 reais, totalizando 1.200 de premiação.
Em 2º lugar, Guilherme Patrick Lopes Teixeira, com o poema “Eu Coração”, que foi premiado com 500 reais. E, em 3º, Matheus Damas Campos, com poema “Carta Aberta ao Senhor do Bonfim”, recebeu 300 reais.
O evento foi organizado e idealizado pela professora e poetisa Jucilene Vieira, em homenagem ao ex-secretário Municipal de Cultura, o falecido Maurício Figueiredo.
Colaboração: jornalista Paulo Brandão