A Receita Federal localizou 343 kg de cocaína que estavam escondidos em um carregamento de papel no Porto de Santos nesta segunda-feira (9). A carga seria exportada. A embarcação passaria por Valência, na Espanha, antes do destino final, no Reino Unido.
Conforme divulgado pela Receita, após o carregamento ser selecionado para a conferência, por meio de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner, o cão farejador sinalizou positivamente para a presença de drogas. A equipe então abriu a carga e localizou tabletes de cocaína que totalizaram mais de 340 kg.
Ação realizada nessa segunda-feira (9) localizou e apreendeu mais de 340 kg da droga em carregamento de papel.
Segundo a Alfândega de Santos, a suspeita é que o crime tenha utilizado a técnica ‘rip-off modality‘. Esse tipo de ação criminosa consiste na inserção da droga em alguma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
A droga localizada foi entregue para a Polícia Federal, que seguirá com as investigações. Com essa localização, foi atingida a marca de 10,5 toneladas de cocaína localizadas pela Alfândega de Santos esse ano.