Fonte: Clube 91,5 FM
O anúncio nesta quarta-feira (30), pela Vigilância Municipal em Saúde, de que existem 12 casos suspeitos de dengue na cidade deixa em situação de alerta a população de Bocaiuva (MG).
Esses dados são referentes aos últimos quinze dias. E, são preocupantes, de acordo com a coordenadora do setor de endemias, Viviane Pimenta (foto acima), uma vez que, a partir de novembro, provavelmente, as chuvas vão cair com mais intensidade, e, associadas ao calor, o período ficará mais propício ao surgimento do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.
De acordo com Viviane, estatisticamente os maiores focos estão dentro dos domicílios, e, conforme ela, se a população não ajudar, evitando o acumulo de água nos quintais, ou, facilitando o acesso aos agentes de endemias, a situação pode se complicar.
Disse que a melhor estratégia para o combate a dengue é a prevenção, com cada pessoa cuidando de sua casa.
O município, segundo Viviane Pimenta, tem ofertado ações para impedir uma epidemia da doença na cidade, como a retirada de recicláveis e lixos, com suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e com um programa educativo nas escolas, além dos trabalhos dos agentes de saúde e de endemias.