Fonte: G1 Vales de Minas Gerais
A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (2) durante a operação Velho Coiote, deflagrada em Divino das Laranjeiras para combater o tráfico de pessoas.
Segundo a PF, as investigações começaram em 2018, após recebimento de várias notícias-crime a respeito e que integram o acordo de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas.
Apurou-se que os investigados promoviam a migração ilícita e o envio ilegal de crianças e adolescentes para os Estados Unidos, cobrando grande quantias em dólares pelo crime.
Ainda conforme a PF, o grande número de viajantes nessas condições demonstra a amplitude da atuação do grupo. As investigações apontam que um dos criminosos atuava desse modo desde 2004.
Operação Velho Coiote cumpriu três mandados de busca e apreensão em Divino das Laranjeiras. Grupo criminoso teve R$ 11 milhões em bens bloqueados pela Justiça.
Durante a ação foram apreendidos carros de luxo, dinheiro em espécie, além de bens dados em pagamento e em garantia pela “dívida” assumida pelos migrantes.
A Justiça determinou o bloqueio de bens e capitais do grupo criminoso, que somam 11 milhões de reais.
Se condenados, os envolvidos e demais investigados podem cumprir pena de até 11 anos de reclusão, com possibilidade de aumento a depender da quantidade de crimes imputados a cada um.