Fonte: Clube 91,5 FM
Na segunda-feira (21), no Centro Cultural Henfil, em Bocaiuva (MG) foi realizada a 1ª Audiência Pública do Diagnóstico Participativo do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGRS) dos municípios participantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – Codanorte.
O encontro contou com a presença do presidente da Codanorte, o prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, e diversos prefeitos da região, inclusive Roberto Torres, de Bocaiuva, além de representantes das cidades que compõe o Codanorte, equipe técnica e comunidade em geral.
O objetivo principal foi apresentar o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos dos municípios e demonstrar o panorama geral em termos de manejo desses materiais em cada município.
Durante a audiência, foram apresentados o diagnóstico do arranjo composto pelos 10 municípios participantes. Nesta fase, os munícipes e os gestores municipais acompanham o resultado de todos os estudos feitos anteriormente. Até o momento, foram mostradas as metas que vão nortear os trabalhos seguintes.
Importância do PPIG
O referido plano está sendo elaborado em duas linhas de execução, sendo a primeira através de um convênio entre a Codanorte e a Sudene, no qual abrange 31 municípios da área do semiárido, e a segunda, executada diretamente pelo Consórcio, que também comporta 31 cidades, totalizando assim 62 municípios.
A coordenadora geral do PPIG, Suelen Ferreira, disse que o objetivo principal deste plano “é nortear os municípios a atenderem ao disposto pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, além de servir como uma das condições necessária para que essas cidades tenham acesso aos recursos disponibilizados pela União, que são destinados ao gerenciamento dos resíduos sólidos relacionados a coleta, limpeza urbana, manejo, transporte e disposição final ambientalmente adequada”.