Fonte: Rádio Clube 91,5 FM
No próximo dia 12, terça-feira, o projeto de melhoramento genético dos apiários, através da Assistência Técnica e Gerencial (AT&G), promovido pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes e Sindicatos de Produtores Rurais, atenderá apicultores de Bocaiuva (MG).
Nele, os apicultores recebem gratuitamente abelhas-rainhas com genética superior para aprimorar a produção de mel e derivados.
O conteúdo é de apiários de recria que foram previamente selecionados e preparados para receber as larvas e produzir as rainhas pelo método de transferência de larvas. O foco é aumentar a qualidade do produto e a sustentabilidade do negócio.
A expectativa é que, até o início de 2023, as cidades contempladas já tenham um banco de genética adequado para a produção local.
Veículo adaptado para o laboratório itinerante
Um veículo adaptado vai funcionar como um laboratório itinerante para a ação. A unidade móvel representa a solução para algumas das dificuldades mais comuns da produção de rainhas em escala comercial.
A maior delas é a transferência das larvas das colônias selecionadas para as cúpulas de plástico ou de cera de abelha.
O manejo com as larvas tem que ser realizado preferencialmente em ambiente com temperatura e umidade controlada para não prejudicar o desenvolvimento do animal.
Geralmente, produtores de geleia real e de rainhas possuem minilaboratórios perto de seus apiários para realizar esse manejo. Contudo, em um trabalho de extensão rural, isso não é viável. Ter um laboratório móvel inclusive viabiliza atender apicultores em regiões remotas.
Além de Bocaiuva, são assistidas pelo programa outras 7 cidades do Norte de Minas.