Fonte: Clube 91,5 FM
Na manhã desta quarta-feira (18), ocorreram em Bocaiuva (MG) as celebrações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com o CRAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e apoio do Ministério Público e das Policia Militar e Civil.
A programação, que iniciou com uma concentração na Praça da Matriz, culminou com uma marcha pelas ruas da cidade até a Praça Wan-Dyck Dumont (foto acima), onde ocorreram palestras e distribuição de panfletos.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Isabela Torres, disse à reportagem da Clube 91,5 FM que a mobilização na luta contra a exploração infantil e do adolescente conta com uma Rede de Proteção.
Essa é composta pela própria SMDS, Judiciário, Policias Militar e Civil, CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Escolas, Igrejas e a Comunidade.
A Promotora de Justiça Andréia Nunes, que integra a rede de Proteção as Crianças e Adolescentes, de Bocaiuva, informou a nossa reportagem que o objetivo é de alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil chamando atenção para este problema.
O Capitão Michael Stephan, da 210 Cia. da Polícia Militar de Bocaiuva ressaltou que “como cidadãos e todos seguimentos sociais, devemos nos conscientizar do nosso papel de prevenir, cuidar e proteger as crianças (contra a exploração sexual) para não deixá-las traumatizadas e vulnerabilizadas”.
Stephan recomendou que qualquer conhecimento de crimes desta natureza fazer a denúncia pelo disque 100 ou fones 190 e 181.