Ministério reconhece situação de emergência em Bocaiuva e outros municípios mineiros

Fonte: Clube 91,5 FM

Embora, houve bom volume de chuvas na região, no início deste ano, alguns municípios ainda convivem com consequência da seca, como o caso de Bocaiuva, que foi reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em situação de emergência. 

Isso, porque algumas lavouras foram afetadas e locais desabastecidos por água potável, precisam de ajuda. A portaria com o reconhecimento foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU).

Além de Bocaiuva (foto), outros municípios da região também foram reconhecidos em situação de emergência, como Engenheiro Navarro, Guaraciama, Olhos d’Água, Francisco Dumont, Joaquim Felício, Buenópolis, Claro dos Poções e Montes Claros, e outros.

Em alguns municípios, como Engenheiro Navarro (foto), o socorro é feito com distribuição de água por meio de caminhões pipas às comunidades rurais que, nesse período, sofrem com a seca severa.

Com a publicação do reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados.

Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com a especificação do valor a ser liberado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *