Fonte: Agência Minas
Foi assinado, nesta sexta-feira (1º de Julho), o Decreto Estadual que reduzirá a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) da gasolina, da energia elétrica e da comunicação no estado de Minas Gerais para 18%.
A mudança segue a determinação da lei federal que estabeleceu o limite do imposto para esses serviços, considerados essenciais, sancionada pelo Governo federal, na última semana.
O decreto estadual será publicado em edição extra do Jornal Minas Gerais ainda hoje, segundo o governo mineiro. O imposto sobre a gasolina era 31%, enquanto o da energia elétrica era 30% e o da comunicação (telefonia e internet), 27%.
O preço do combustível já vem caindo nesta semana em postos mineiros, pois a mesma lei zerou as alíquotas de PIS/Cofins e Cide, impostos federais que somavam 69 centavos por litro.
Em Bocaiuva
Em alguns estabelecimentos de Bocaiuva, segundo apurou o repórter Paulo Brandão, os preços do litro da gasolina, por exemplo, variam entre R$7,09 e R$9,29.
Essa variação faz os condutores a pesquisar, uma vez que há diferença nos valores, tendo também a necessidade de verificação da qualidade dos combustíveis.
A tendência com o decreto que reduz o ICMS é de que os preços dos derivados do petróleo possam cair ainda mais na cidade.