Aberta a Festa do Senhor do Bonfim – uma das maiores manifestações religiosas de Minas

Por: Antônio Célio

A tradicional Alvorada abriu na madrugada desta sexta-feira (1º) a Festa do Senhor do Bonfim, de Bocaiuva (MG), um dos maiores eventos religiosos de Minas Gerais.

Essa festa, que seguirá até o dia 17 de julho, de acordo com o pároco Padre Alan Sávio, é uma mistura de fé, solidariedade, tradição e devoção ao Padroeiro da cidade.

Padre Alan disse em entrevista a Clube 91,5 FM, que “iniciamos (as festividades) com uma grande alegria, porque estamos retornando aquilo que cada devoto do Senhor do Bonfim tanto gosta que é a nossa festa”.

Alvorada

A população bocaiuvense acordou cedo com o som nas vozes do Padre Alan e a música “Bocaiuva Tem Sim”, hino da cidade composto por José Leonardo Pinto.

Às 5h, a Alvorada reuniu integrantes dos movimentos, pastorais e grupos de oração da paróquia por diversas ruas da cidade anunciando a festa do padroeiro de Bocaiuva (MG).

Jubileu das Crianças e da Educação

Em seguida, dentro das celebrações do Jubileu das Crianças e da Educação, ocorreu o Terço da Aurora na Igreja Matriz, e, depois, servido um café com biscoitos na Tenda da Amizade, numa cortesia da família de Cida Araújo, que pertenceu ao movimento da Paróquia do Bonfim e que passa por problemas de saúde. Após, às 7h, santa missa, com Padre Alan Sávio (foto abaixo), pároco da Igreja.

Atividades prosseguem à tarde e à noite

A programação prossegue com essas atividades: às 14h30, Terço da Misericórdia; às 15h, Santa Missa; às 18h, Recitação do Santo Terço e Oração ao Senhor do Bonfim; e às 19h, Santa Missa, com a participação das Escolas, Creches, Profissionais da Educação, Conservatório de Música Lorenzo Fernandes, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

O presidente da celebração será o Padre Antônio Maia (foto acima), vigário paroquial. O ofertório do dia: óleo de cozinha e feijão.

Os pontos altos da programação serão nos dias 8, 9 e 10 de julho, com carreatas, levantamento do mastro e procissão. E, no dia 14, Aniversário dos 134 anos de Bocaiuva.

A expectativa dos organizadores é de que milhares de pessoas, entre anfitriões e visitantes de todos os pontos do Brasil, ávidos pelo retorno presencial nas festividades dentro do templo religioso, prestigiem o evento na cidade norte-mineira.

O tema da Festa do Senhor do Bonfim, deste ano, é: “Meu Senhor do Bonfim, quanto Vos devo ser agradecido”, escolhido pelos paroquianos.

Este ano, não haverá o sorteio de brindes, por recomendação da Arquidiocese de Montes Claros (MG). Os fiéis, conforme a organização, devem seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *