Um incêndio atingiu uma área de pastagem de uma fazenda em Francisco Sá, no Norte de Minas, nesta segunda-feira (8). Segundo o Corpo de Bombeiros, um bezerro morreu carbonizado e o fogo também matou pássaros e cobras.
“Segundo o solicitante, as chamas começaram na fiação. O fio se rompeu, caiu na pastagem e ocasionou o incêndio. O morador não conseguiu cortar a cerca de arame para retirar os animais porque o fio caiu em cima. O bezerro tentou fugir, mas acabou correndo para o lado errado e foi fechado pelo fogo”, explicou o sargento Erico Soares Braga.
O fogo atingiu a pastagem e se alastrou para uma área de vegetação nativa com árvores de pequeno e médio porte. Foram queimados 90 hectares de vegetação.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram na fiação e o fio se rompeu e caiu na pastagem. Cobras e pássaros também morreram queimados.
Os bombeiros usaram abafadores, bombas costais e dois tratores para combater as chamas. Funcionários da fazenda também auxiliaram os militares e, ao todo, foram gastos 3 mil litros de água.
De acordo os bombeiros, uma equipe da Cemig esteve no local e os trabalhos na área, onde a fiação caiu, só foram iniciados após a confirmação de que não havia riscos.
O que diz a Cemig
Em nota, a Cemig informou “que levantamentos das equipes técnicas dão conta de que não há indícios de que o incêndio tenha sido causado por qualquer defeito proveniente de rede elétrica local. No entanto, foi encontrado um cabo partido no meio entre dois postes. A ruptura do cabo pode ter sido causada pelo fogo, arvore ou objeto tocando a rede”.