A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vai reforçar a segurança no interior do estado durante o pleito eleitoral. Nesta sexta-feira (30), 133 viaturas da corporação saíram de Belo Horizonte com destino aos municípios mineiros. Todo o efetivo da PM está empenhado para garantir a tranquilidade das eleições 2022, no próximo domingo (2).
Todo o efetivo da PM vai participar do pleito, segundo a corporação.
Haverá um oficial da PM em cada um dos 853 municípios e nas rodovias, com reforço da atuação do Batalhão Rotam, Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e Polícia Militar de Meio Ambiente. A operação segue até segunda-feira (3).
No Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em BH, um centro integrado das forças de segurança atua na prevenção e combate a ocorrências eleitorais. O gabinete é formado por integrantes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além de outros órgãos estaduais, municipais e federais.
De acordo com o diretor de apoio operacional da PM, coronel Flávio Godinho, em Belo Horizonte, desde quinta-feira (29), começaram as retiradas das urnas do TRE-MG. Elas estão sendo encaminhadas para os batalhões. Na madrugada de domingo (2), os equipamentos serão levados para as seções eleitorais.
“A PM vai garantir a escolta, o armazenamento e a entrega dessas urnas nas escolas para que ocorra a votação. A orientação que passamos é que vá votar com tranquilidade. Nós estaremos em todos os locais de votação, nos 853 municípios, para garantir o direito de democracia”, destacou Godinho.
O planejamento de policiamento prevê ações nas proximidades das escolas onde vai ocorrer as eleições, com viaturas darão apoio aos militares em eventuais ocorrências.