Por Paulo Brandão
Depois de registrados alguns ataques de morcegos à bovinos na área rural, servidores da secretaria municipal de saúde de Bocaiuva (MG) e do Escritório Regional do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária participaram de uma força tarefa e treinamento, na cidade de Montes Claros (MG).
A capacitação ocorreu no dia 28 de setembro, e serviu para a atualização sobre a raiva e a identificação das espécies de morcegos, transmissor do vírus nos municípios do Norte de Minas.
Jomar Zati, Coordenador do Programa Contra a Raiva do IMA, se encontra em Bocaiuva para realizar a captura de animais para posteriores testes em Belo Horizonte (MG). Na visitação nas comunidades, Zati tem o acompanhamento da chefe da seccional do IMA, de Bocaiuva.
Em Montes Claros, foram encontrados seis animais mortos e todos foram detectados o vírus da raiva. Cinco são frugívoros, animais que se alimentam de frutas, um se alimenta de insetos e outro é hematófogo.
Este último, segundo o Centro de Controle de Zoonoses, representa um risco de contaminação ainda maior, pois ataca animais. De acordo com a Regional de Saúde, será feito um bloqueio vacinal no município.