Por Paulo Brandão
Um projeto pioneiro no estado para testar, tratar e cuidar de pessoas diagnosticadas com a doença de Chagas na América Latina será realizado em Montes Claros e Janaúba (MG).
As pesquisas também serão realizadas em municípios do Pará, Bahia, Goiás e do Rio Grande do Sul.
A implantação no Norte de Minas Gerais foi divulgada ontem pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. A expectativa é de que os trabalhos na região comecem de forma prática a partir de janeiro de 2023.
A iniciativa, denominada Cuida Chagas – Comunidades Unidas para Inovação, Desenvolvimento e Atenção para a doença de Chagas, é de responsabilidade do Instituto Nacional de Infectologia e da Fundação Oswaldo Cruz.
Vão participar da pesquisa, órgãos de saúde da Bolívia, Colômbia e do Paraguai. Os recursos a serem aplicados é da Organização Mundial da Saúde (OMS), e do Ministério da Saúde.
Doença transmissível ao ser humano pelo barbeiro
É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.
O município de Itacambira (foto acima), no Norte de Minas, muitos anos atrás, foi destaque do estado no registro de casos de doença de chagas. Atualmente, houve um controle no aparecimento de notificações, sobretudo, pela extinção de moradias antigas, habitat do inseto transmissor.