Por Paulo Brandão
Depois que diversas mães procuraram a reportagem Clube 91,5 FM, alegando que foram informadas da decisão da Secretaria Municipal de Educação (SME), de Bocaiuva (MG), de suspender para o ano de 2023, o funcionamento em tempo integral do berçário no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Augusta Drumond, no Bairro Pernambuco, e do CEMEI Bonfim, que está localizado no Bairro Zumbi.
De acordo com mães, como Sulamita Leal e Eliane Marques, o funcionamento do berçário seria somente em um período, já que a maioria alega que trabalha e não teria condições de ingressar os filhos na rede particular, ou mesmo dispor de uma babá.
Nota do município esclarece mudança
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) esclareceu que não é verídica a informação que circula, acerca da suspensão do funcionamento em tempo integral do berçário, não constando nenhuma alteração para o ano que vem.
O que pode ocorrer, segundo a Secretaria seria a redução de turmas integrais, para o atendimento de alunos do maternal 1, nos CEMEIS Augusta Drumond e Bonfim, devendo o atendimento integral ser mantido, normalmente, nas outras unidades escolares.
Ainda na nota consta que a redução se faz necessária devido à demanda nessa faixa etária ser maior que a oferta. A Prefeitura Municipal de Bocaiuva atende hoje 2.287 alunos do berçário ao segundo período da educação infantil nas zonas rurais e urbanas, tendo sempre a preocupação em ofertar um atendimento de qualidade.
A Prefeitura Municipal de Bocaiuva atende hoje 2.287 alunos do berçário ao segundo período da educação infantil, nas zonas rurais e urbanas.