O Projeto Jaíba vai receber investimento de R$ 6,4 milhões do Governo estadual para aplicação em obras de infraestrutura. Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o recurso, serão realizadas macrodrenagem e a reparação de trecho do Canal CP3, onde foram identificados vazamentos que colocavam a estrutura em risco.
A vazão do principal canal de irrigação do projeto pode chegar a 20 metros cúbicos por segundo. Segundo a Seapa, os vazamentos poderiam comprometer o abastecimento da sede do município de Jaíba, que é atendida pelo canal.
Recursos foram anunciados pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA); obras são para reparação do principal canal de irrigação do projeto, que apresentou vazamentos que colocam a estrutura em risco.
Ainda conforme a secretaria, como não pode ser esvaziado, a obra é de alta complexidade, demandando maquinário específico, utilização de geomembranas (um tipo específico de manta) e até mergulhadores no serviço de reparos.
Em nota, a Seapa anunciou valor R$ 1,9 milhão para as obras de macrodrenagem da Etapa II do Projeto Jaíba. “A falta dessa intervenção na infraestrutura, ao longo das décadas, está ocasionando a elevação do lençol freático com a consequente inundação de aproximadamente 3 mil hectares. A implantação de drenos vai viabilizar a infiltração do excesso de água das áreas inundadas drenando a área cultivada. As obras da Etapa I se iniciaram em 2020 e a expectativa é de que, com a conclusão da Etapa II, seja rebaixada a altura do lençol freático na área do projeto”, afirmou a secretaria estadual.