Antônio Dias, ex-prefeito de Francisco Sá e ex-presidente da ALMG, morre aos 77 anos

Fonte: G1 Grande Minas

O ex-prefeito de Francisco Sá e ex-deputado Antônio Soares Dias, de 78 anos, morreu nesta terça-feira (29), em Belo Horizonte.

Segundo nota divulgada pela Sociedade Rural, entidade na qual ele era diretor desde 1971, a causa da morte foi por senilidade, ou seja, por envelhecimento natural.

Nascido em Montes Claros, no ano de 1944, Dias também era advogado, professor, escritor e produtor rural. Presidiu o Sindicato dos Produtores Rurais de 1987 a 1990. Foi Prefeito de Francisco Sá, deputado estadual em Minas Gerais entre 1975 a 1979, momento em que foi eleito o presidente mais jovem da ALMG. Na Assembleia, foi vice-presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária e membro das comissões de Constituição e Justiça, de Saúde, e ded Ação Social. Posteriormente, foi deputado federal de 1983 a 1990, sendo reeleito para o período de 1983 a 1987. Aliança Renovadora Nacional (Arena)

Causa da morte foi por envelhecimento natural; corpo será velado em Belo Horizonte e Montes Claros.

Enquanto escritor, Dias também assinou as seguintes obras: Direitos fundamentais do homem, 1968. Deliberação legislativa nas constituições da Índia, Alemanha e Brasil, de 1969 (Monografia); Sacrifício de Minas, de 1976; e Em defesa da vida, de 1979.

“Dias, como carinhosamente era conhecido, fez legado na política mineira, especialmente para o Norte do Estado, onde defendeu, com bravura, os anseios de um povo tão guerreiro. Ele caminhou por diferentes meios mantendo sempre o foco. Seja nas reuniões na Sociedade Rural, do Sindicato Rural, no Executivo, nas tribunas parlamentares ou na comunicação na Rádio Terra, ele sempre quis mostrar que o homem que está na roça é uma referência para o desenvolvimento do País”, lamentou o presidente da Sociedade Rural, Moacyr Basso, por meio de nota.

Além da Sociedade rural, também emitiram nota de pesar entidades como a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), onde ele foi professor, a Prefeitura de Francisco Sá, além da Rádio Terra, onde ele era diretor.

Segundo nota da ALMG, ele deixa a ex-esposa Maria José, e seus filhos Antonio Dias Junior, Larissa Dias, e Sandro, filho adotivo. A família informou por meio das redes sociais do ex-deputado, que o velório nesta terça (29) será das 14h às 16h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Já nesta quarta (29), o velório será no Clube dos Fazendeiros, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, das 6h às 12h.

O sepultamento será no Cemitério Bonfim, na Avenida Leonel Beirão de Jesus, nº 1620, bairro Vila Luiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *