O alto volume de chuvas registrado em janeiro em Minas Gerais fez com o Rio Paranaíba subisse rapidamente no estado. Em Patos de Minas, o nível do rio estava 10 metros acima do normal na tarde desta quinta-feira (12).
Nível do rio em Patos de Minas estava 10 metros acima do normal na tarde desta quinta-feira (12). Segundo a Prefeitura, 37 famílias já precisaram deixar as casas.
Com a cheia, moradores que vivem próximo às margens ficaram desalojados ou desabrigados. Segundo a Prefeitura, até esta quinta, 109 pessoas de 37 famílias precisaram deixar as casas na cidade.
Desse total, 19 adultos e três crianças foram levados para dois abrigos montados pela Prefeitura em escolas da cidade. Os moradores atingidos recebem assistência da Central de Apoio Social às Vítimas das Enchentes (CASVE).
No dia 8 de janeiro, o prefeito Luis Eduardo Falcão (Novo) decretou estado de emergência na cidade devido à cheia do rio. Segundo ele, áreas da zona rural também foram afetadas pela enchente.
Nível chegou a 12 metros em 2022
No ano passado, o Rio Paranaíba teve a maior cheia das últimas décadas em Patos de Minas. No dia 12 de janeiro, o nível da água chegou a 12 metros acima do normal. Mais de 700 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, e várias vias públicas, como a Ponte do Arco, foram interditadas.