Temporal com granizo causa impacto jamais visto em Bocaiuva nos últimos 45 anos

Repórter: Antônio Célio

Um temporal, seguido de granizo, fez rastros de destruições em Bocaiuva (MG), na tarde do último sábado (29). O que aconteceu foi algo jamais visto nos últimos ha 45 anos no município.

Uma chuva forte, seguida de ventos e granizo, aflingiu a cidade, por cerca de 30 minutos. Os bairros mais atingidos foram São Geraldo, Novo Horizonte, N.S. Aparecida, Pernambuco e Beija-Flor II.

O coordenadord da Defesa Civil, de Bocaiuva, Antônio Carlos Vieira, informou a nossa reportagem que,  levantamento parcial indica, até então, 180  casas danificadas, sendo 3 com destelhamento total. As demais tiveram danos menores, como perfuração de telhas. Não houve registro de pessoas feridas.

Outro impacto ocorreu no sistema de energia elétrica, onde parte da cidade ficou sem luz, por algumas horas.

Também foram atingidas árvores, com desgalhamentos e quedas. Os locais mais atingidos foram nas proximidades da Escola Estadual Gastão Valle e do Cemei Bonfim, situado no Bairro Beija-Flor II, onde houve uma queda de árvore de grande porte.

Conforme Tone Vieira, o município mobilizou as secretarias de Assistência Social e de Esportes, no auxílio as pessoas necessitadas, com apoio também do SAAE – Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto.

O coordenador da Defesa Civil informou que o município fez a distrituição de lonas e de alimentos, como medida imediata as famílias mais aflingidas.

E, assegurou que o órgão vai encaminhar ofício a Defesa Civil Estadual e a Nacional, solicitando auxílio no enviou de materiais, principalmente, telhas para auxiliar na reconstrução das moradias.

Embora, temporais já ocorreram em Bocaiuva no período de 45 anos, nunca, no entanto, comparado ao do último sábado, com o despejo de pedras de gelo, seguido de ventanias. Em 1979, a cidade teve um dilúvio, com 40 dias ininterruptos de chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *