Nos próximos dias 4 a 8 de setembro, acontecerá em Santiago, no Chile, o Congresso Apimondia, um dos maiores setoriais de mel do mundo.
Entrepostos do processamento de mel de vários países, incluindo o Brasil, participarão deste evento, entre os quais o da Cooperativa de Apicultores do Norte de Minas, com sede em Bocaiuva.
O mel processado no entreposto bocaiuvense e comercializado na Bélgica, teve o reconhecimento de alta qualidade na Europa.
De acordo com Luciano Fernandes, presidente da Coopemapi, para garantir o nível de exportação, foram necessárias várias análises de controle de qualidade do produto regional, feito em um laboratório creditado pelo Inmetro.
Além disso, uma auditoria certificadora orgânica, processo que envolveu a rastreabilidade do produto e a coleta de amostras para análises.
O sistema Faemg Senar tem sido um importante apoiador do projeto e parceiro das ações de valorização da cadeia apícola do Norte de Minas.
Produtores rurais de Bocaiuva e Guaraciama exportaram 15 toneladas de mel silvestre orgânico a granel para a Bélgica.
A imagem mostra o Laboratório da Coopemapi onde é feito criteriosamente o controle de qualidade do mel processado em Bocaiuva
Repórter Antônio Célio