Fonte: Clube 91,5 FM
A prefeita Marisa Alves, do MDB, informou, nesta quarta-feira (20), que está acionando a Justiça para embargar a ação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que iniciou, no dia 12 deste mês, o esvaziamento da Represa da Caatinga, situada no Assentamento Betinho, no Distrito de Engenheiro Dolabela, na zona rural de Bocaiuva (MG).
A prefeita informou que, não tem conhecimento se o INCRA está fazendo esse esvaziamento por via judicial, uma vez que, de acordo com ela, a Prefeitura não foi notificada. Outra medida tomada pela prefeitura foi acionar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pacui e Jequitaí.
O INCRA justifica sua ação, no fato de temer uma ruptura da Barragem com a chegada do período de chuvas, embasado em um relatório de vistoria técnica de órgãos ambientais, feito em janeiro deste ano.
A informação do morador Luiz Fumim é de que a Barragem já está bem baixa, e de que teve ciência de que o INCRA deseja é extinguí-la.
Moradores de Engenheiro Dolabela chegaram a até fechar a comporta, mas, o INCRA fez a reabertura para desaguar a barragem.