CHUVA VOLTA A MICRORREGIÃO DE BOCAIUVA COM PEQUENAS INTERCORRÊNCIAS

Em Guaraciama houve quedas de árvores na zona rural

Repórter Antônio Célio

Entre a noite desta terça-feira (19 de dezembro) e a manhã desta quarta (20 de dezembro) voltou a chover na microrregião de Bocaiuva (MG), depois de mais de 30 dias sem precipitações.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, de Bocaiuva, Antônio Carlos Vieira, foram registrados aproximadamente 40 milímetros de chuva na cidade.

Ele disse a reportagem da Clube 91,5 FM que apesar da chuva, seguida de tempestade e raios, não houve nenhum chamamento de ocorrência junto a defesa civil.

A situação da seca, com o El Niño, prejudicou grande parte da lavoura de milho e feijão no município, segundo Tony Vieira. Porém, segundo ele, esse fenômeno vem perdendo força, e, com perspectivas de melhora de chuva nos próximos meses.

Cidades da microrregião

Nos municípios vizinhos também foi bom o volume de chuva, que veio amenizar a perda nas lavouras, causada pelo veranico.

É o caso, por exemplo, de Francisco Dumont (MG), que de acordo com Du Rabelo, choveu cerca de 40 mm na cidade, e, mais de 80 mm, na zona rural. Disse que o produtor rural está mais feliz com a chegada da chuva, com água correndo mais nos rios do município.

Em Engenheiro Navarro, foi chuva seguida de raios e trovoadas, mas, sem problemas como frisou Maria Motta, coordenadora da Defesa Civil do município. Informou que choveu na cidade cerca de 40 milímetros, para ajudar a vida dos moradores, em especial, os produtores rurais.

Queda de árvores

Já em Guaraciama, o temporal trouxe alegria, mas também impactos no meio ambiente. Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Antônio Carlos, houve queda de árvores, como a localidade de Rio do Félix, em que a estrada ficou intransitada. O pessoal da prefeitura já está no local para a retirada do tronco e galhos.

Mas, por outro lado, a chuva melhorou as nascentes de água em comunidades rurais, como Cana Brava e Barrinha, que vinha sendo servida por caminhões pipas pelo longo tempo da estiagem. De acordo com o secretário, choveu cerca de 50 milímetros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *