Coordenador Estadual do IMA alerta criadores sobre o controle da febre aftosa durante visita a Bocaiuva

Fonte: Clube 91,5 FM

Na tarde desta terça-feira (26), o coordenador do Programa de Febre Aftosa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Lamas Dias, esteve em Bocaiuva (MG), a fim de acompanhar os trabalhos finais da mobilização contra a doença nos municípios abrangentes.

Ele se reuniu com a chefe do órgão, na cidade, Milena Maia, e com auditores da fiscalização sanitária, no escritório seccional do IMA, situado na Rua Cônego Moreau, no Centro.

Em entrevista a reportagem da Clube 91,5 FM, de Bocaiuva, Lamas disse que as etapas de vacinação contra aftosa animal têm que ser cumpridas com rigor pelos pecuaristas para evitar qualquer entrada da doença.

Informou que desde 2008, o Brasil teve o reconhecimento dos órgãos internacionais de território livre da aftosa, o que, segundo Lamas, confere ao país um mercado de exportação de carne bovina.

Ao ser indagado pela reportagem sobre o panorama desta campanha no Estado, o coordenador estadual do IMA ressaltou que “historicamente, Minas Gerais atinge índices que giram em torno de 98% de cobertura.”

Em Minas, a cobertura chega a 98% de animais bovinos vacinados, de acordo com o coordenador estadual do IMA

A Campanha de vacinação contra aftosa entra na fase final, uma vez que, os pecuaristas têm até o próximo sábado (30) para imunizar bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade.

As informações sobre o rebanho vacinado devem ser entregues até o décimo dia após o término do período de vacinação, ou seja, até 10 de dezembro.

O produtor que não vacinar seu rebanho e também não declarara a vacinação estará sujeito a multas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *