Em Engenheiro Navarro, familiares de Douglas pedem esclarecimentos sobre as reais causas de sua morte
Repórteres: Antônio Célio/Ricardo Sena
Na tarde desta sexta-feira (10 de maio), a mãe de Douglas Leite, dona M.G.L, acompanhada de duas parentes, esteve na Promotoria Pública de Bocaiuva (MG), onde prestou informações sobre a morte dele.
O depoimento, feito a Promotora Andréia Nunes, da Segunda Promotoria Pública da comarca bocaiuvense, faz parte da fase interrogatória para apresentação de denuncias ao judiciário contra o Presídio local, tendo em vista que, de acordo com familiares, ele teria morrido por negligência da policia penal.
Nota da família
Familiares enviaram nota ao radialista Ricardo Sena, afirmando que Douglas morreu por omissão de socorro, que era um bom pai de família e pessoa de bem:
“A família do navarrense Douglas Leite, 47 anos, enviou nota a reportagem do RSENA pedindo investigação na morte do parente após o mesmo ter sido conduzido ao presídio de Bocaiuva.
Segundo os parentes, o homem teria sofrido um acidente de moto, e, constatado que estava sob efeito de álcool, foi preso e conduzido ao presídio onde posteriormente teria chegado ao hospital já sem vida.
Na nota, a família relata que Douglas teria pedido por socorro no presídio em decorrência de fortes dores, mas teria sido ignorado.
Os familiares relatam ainda que Douglas era bom pai, não tinha antecedente criminal, era pessoa de bem e que sofria de epilepsia.”
PM diz que ocorrência é de responsabilidade da Polícia Penal
A nossa reportagem entrou em contato com o comando da Polícia Militar PM) de 210 Bocaiuva e fomos informados que a ocorrência não foi realizada pela PM e sim pela Polícia Penal (PP).
Nota da Sejusp-MG
Fizemos contato então com Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Sejusp-MG, na manhã desta sexta-feira. E aqui a publicação da Sejusp-MG:
“Informamos que na tarde do último sábado (4/5), policiais penais do Presídio de Bocaiúva foram acionados para o socorrer o preso Douglas Leite, de 46 anos, que estava passando mal em sua cela. Ao chegarem ao local, o encontraram caído ao chão com a mão sobre o peito. Imediatamente, os policiais penais o retiraram da cela e o levaram, em viatura ambulância, equipada com maca, ao hospital municipal. Após procedimentos de reanimação pela equipe médica, foi declarado o óbito. A unidade lavrou o boletim de ocorrência e todos os procedimentos cabíveis no âmbito administrativo foram realizados, inclusive, a abertura de um procedimento interno para apurar o ocorrido. Douglas Leite foi admitido no Presídio de Bocaiuva em 2/5/2024.”
Policia Civil instaura inquérito para apurar a morte de Douglas
Em contato com chefe da Polícia Civil da comarca de Bocaiuva, o Dr. Telles Bustorf, o mesmo disse que a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso.
Conforme Dr Telles, até aqui, o que foi constatado é que Douglas estava dirigindo embriagado, causou um acidente e foi preso em flagrante por dirigir embriagado e também por lesão corporal já que o acidente envolveu outras vítimas.
Pelo fato de Douglas ter sido reincidente em uma ocorrência semelhante, o mesmo foi preso e a justiça determinou pagamento de fiança com condição para que ele fosse liberado.
Ainda segundo Dr. Telles, o que consta na ocorrência é que, neste intervalo, de acordo com um laudo pericial, Douglas teve um AVC quando estava na prisão e foi socorrido.
No entanto, o delegado frisou que as investigações apontará se houve omissão de socorro ou não e que todos os levantamentos estão sendo feitos.
Contato com hospital
A reportagem da Clube 91,5 FM entrou em contato com a Assessoria de comunicação do Hospital Dr. Gil Alves onde familiares disseram na nota que Douglas teria chegado já sem vida.
O assessor de Comunicação Gustavo Dumont disse que iria enviar nota a nossa reportagem assim que tivesse um posicionamento por parte dos profissionais que realizaram o atendimento.
Até o fechamento desta matéria a nota ainda não havia sido enviada.
Antônio Célio e Ricardo Sena são radialistas