Clube 91,5 FM
O Liraa – Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti-, deste mês de maio, apresentou índice de 2,5%, bem abaixo do levantamento anterior de 5,1%, feito em janeiro deste ano.
Ainda assim, de acordo com o Núcleo de Endemias e Zoonoses, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, o sentido é de alerta, com a população deve continuar ajudando a eliminar os focos nos depósitos de água.
Abaixando as notificações, segundo Fabrício Gonçalves, coordenador do referido departamento, certamente, tem gente menos com dengue.
Montes Claros
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Montes Claros divulgou nesta sexta-feira (31) o resultado do segundo LIRAa de 2024.
O levantamento, realizado entre os dias 24 e 27 de maio, apresentou um índice de 4,4% de domicílios infestados. Isso mostra que acada 100 casas pesquisadas, em Montes Claros, 4 a 5 apresentaram criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O resultado indica que a cidade está classificada em uma situação de alto risco para transmissão de arboviroses, conforme determinação do Ministério da Saúde, cujo índice inferior a 1% é de baixo risco, 1% a 3,9% médio risco e acima de 3,9% alto risco de infestação.
A primeira pesquisa do índice de infestação deste ano, foi realizada entre 15 a 9 de janeiro, no qual geral um resultado de índice de 8,3%.
Segundo orientações do Ministério da Saúde, Montes Claros foi dividida em 25 estratos, sendo cada um deles com o mínimo de 8.100 imóveis e máximo de 12 mil.