Foto: Divulgação/Escola Zinha Meira
Repórter Antônio Célio
Depois do retorno das aulas, ontem (10 de junho) as escolas da rede estadual da sub sede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, Sind-Ute de Bocaiuva (MG), deflagraram nova paralisação para hoje (11), amanhã (12) e quinta-feira (13), seguindo orientação do sindicato estadual da categoria.
São 12 escolas em paralisação, sendo 7 de Bocaiuva (Gastão Valle, Zinha Meira, Américo Caldeira Brant, Odilon Loures, Gilberto Caldeira, Genesco e Cristina Câmara), duas de Buenópolis (Nossa Senhora do Carmo e Padre Laerte), uma de Engenheiro Navarro (Mamede Pacífico de Almeida), uma de Olhos d’Àgua (Sebastião Vieira Dias), e a escola estadual de Francisco Dumont.
Os servidores do ensino do estado lutam contra o arrocho salarial imposto pelo reajuste de apenas 4,62%, proposto pelo governador Zema e aprovado na última quinta-feira na assembleia legislativa.
Para o Sind-Ute, o aumento é abaixo do que o servidor merece, uma vez que o governo não fez o repasse do índice inflacionário de 2022, e, para este ano aumentou as taxas do Ipsemg em 81% que é descontada nos salários dos funcionários.
Na quinta-feira (13), será realizada uma nova assembleia do Sind-Ute, em Belo Horizonte (MG), com indicativo de uma greve, ou, novas paralisações.