A Alvorada do Senhor do Bonfim deste ano superou o público das anteriores
Antônio Célio
A primeira edição após a transformação de santuário, a festa do Senhor do Bonfim, de Bocaiuva (MG), teve a sua largada, por volta das 5 h, desta sexta-feira (5 de Julho), com a Alvorada.
Até o dia 21 de julho, ocorre uma vasta programação religiosa, social e cultural. Além da parte religiosa, com missas, terços, levantamento da bandeira, carreata, romaria, e procissão, a festa do Bonfim conta com barraquinhas com guloseimas e bebidas, e os tradicionais leilões de bezerros.
Como sempre as festividades do padroeiro de Bocaiuva têm grande participação popular, mas, na abertura deste ano, um número de pessoas jamais visto nas alvoradas anteriores.
Em entrevista a reportagem da Clube 91,5 FM, Padre Júnior Pereira, administrador do santuário, disse “pra mim a primeira experiência e momento juntos nesta festa”.
“E já deu pra ver, agora, pela manhã, a grandiosidade das pessoas envolvidas e a fé e a devoção do povo com o padroeiro da cidade, frisou o padre”
Uma das mais antigas festas religiosas do Norte do Estado
A Festa do Senhor do Bonfim é uma das principais e mais antigas tradições religiosas do Norte de Minas, que antecede a construção da então Matriz, hoje, Santuário de Bocaiuva.
Desde o inicio de povoamento da cidade, quando a família do senhor Faustino Pereira, doou essas terras, existem registros de várias lendas, a principal delas dedicada ao padroeiro, como em que a imagem do Senhor do Bonfim, que seria levada para a Bahia, pesou ao ponto dos tropeiros a deixasse fincada neste lugar.
O tema deste ano, “Sem Vosso Socorro, Senhor, Nada Posso”, reflete a construção da história do povo de Bocaiuva, vivendo a tradicional festa, servindo para a conversão, pois, na vida, o nosso orgulho, fruto do pecado original, sobrevoa a nossa mente, nos colocando como falsos deuses neste mundo.
Programação desta sexta-feira
Dedicada às Crianças e a Educação, o roteiro desta sexta-feira (5) é o seguinte:
5h – Alvorada
5h30 – Terço da Aurora
6h30 h – Santa Missa
15h – Santa Missa
18h – Recitação ao Santo Terço e Oração ao Senhor do Bonfim
E às 19h – Santa Missa, com bênção às crianças e estudantes.
Ofertório do dia: óleo e feijão.