DENTRO DA ÁREA
Por Luiz Fernando
O futebol é uma paixão nacional. E dos extremos do Brasil, do Oiapoque ao Chuí, é o mais praticado dos esportes.
O futebol foi trazido da Inglaterra por Charles Miller, funcionário da São Paulo Railway Company, vice-cônsul inglês no Brasil.
Muller nasceu na cidade de São Paulo (Brasil) em 24 de novembro de 1874. e faleceu em 30 de junho de 1953, em sua cidade natal.
Ele era filho de pai escocês e mãe brasileira de ascendência inglesa. Com dez anos de idade foi estudar na Inglaterra onde conheceu e se encantou pelo futebol.
Retornou ao Brasil em 1894 para trabalhar na São Paulo Railway (Estrada de Ferro Santos-Jundiai). Trouxe na bagagem duas bolas de futebol, um livro de regras, uniforme e um par de chuteiras.
Começou a partir de então a difundir o futebol entre os trabalhadores da estrada de ferro. Foi correspondente da Coroa Britânica na Inglaterra e atuou também como vice-cônsul daquele país no Brasil.
Trouxe da Inglaterra o futebol para o Brasil, em 1894. A primeira partida organizada por ele aconteceu na Várzea do Carmo em 14 de abril de 1895, na capital paulista.
Estiveram em campo britânicos que trabalhavam na Companhia de Gás, London Bank e São Paulo Railway. Sete anos depois, fez parte do time do São Paulo Athletic que conquistou o primeiro Campeonato Paulista da história.
Charles Muller marcou os dois gols da decisão contra o Paulistano, que terminou 2 a 1. Voltou a conquistar o título em 1903 e 1904.
Encerrou a carreira em 1910, um ano antes do São Paulo Atletic Clube conquistar pela última vez o título paulista. Tornou-se depois dirigente do clube, além de árbitro de futebol e dirigente.
A praça em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, chama-se Praça Charles Miller em homenagem ao “pai do futebol brasileiro”.