Fonte: Clube 91,5 FM
Por 12 dias, tradicionalmente, os grupos de Folias de Reis e as pastorinhas fazem peregrinação por casas e igrejas do município de Bocaiuva (MG), celebrando Santos Reis.
Desde o dia 24 de dezembro do ano passado, que os foliões vêm fazendo esse giro, que se encerra na próxima segunda-feira (6).
No município, são diversos os grupos tradicionais, como o de São José de Alto Belo, Oncinha, Morro Alto, Lalau, São Gregório e Extrema, além dos que são sediados na cidade, como a Folia dos Leite, de Fifiu, Silvestre de Totone, e do saudoso Januário, dentre outros.
As pastorinhas também são parte da nossa cultura. Muitas delas se apresentam em eventos na igreja e também nas residências, relatando a chegada do menino Jesus. O dia das “barracações”, com muita festança, será na segunda-feira (06).
Em Rio das Pedras, Santos Reis é festejado com encontro de foliões e de catopês
Já festa de Santos Reis, da comunidade de Rio das Pedras, em Glaucilândia (MG), também é muito tradicionalíssima, com 66 anos de existência. O seu ápice acontece neste fim de semana, com uma extensa programação.
Nesta sexta-feira (03), às 19 h, na igreja local, haverá celebração de missa especial para as crianças.
Neste sábado (04), às 19 h, celebração da santa missa; em seguida, às 21h, saída da bandeira da casa do mordomo Deusdete Reis, e, logo após, levantamento do mastro. Depois, às 22 h, o 1º Encontro de Forrozeiros de Rio das Pedras.
No domingo (05), às 8 h, Encontro e apresentação de Folias e Catopês, na igreja de Santos Reis. Em seguida, às 12 h, almoço comunitário. Às 14 h, apresentação dos catopês, e às16 h, Santa Missa, e, logo após, a Solene Procissão.
O tema da Festa de Rio das Pedras, deste ano, é “Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.