Fonte: Clube 91,5 FM
Os setores de endemias e zoonoses dos municípios da região preparam-se para realizar os seus primeiros levantamentos sobre o índice de infestação do aedes aegypti do ano.
A pesquisa tem a finalidade de mapear locais com alto índice de manifestação e, a partir daí, executar as diretrizes das ações, seguindo prioritariamente os bairros mais atingidos.
Em Bocaiuva (MG), o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LirAa) de 2020 começará no próximo dia 13 e seguirá até o dia 15 de janeiro, de acordo com José Adriano, educador municipal de saúde do Centro de Controle de Zoonoses.
Adriano disse que “um vendaval que atingiu a cidade nos últimos dias levou muitas tampas de caixas d’águas, e, as pessoas devem se a ter a isso, e recolocá-las, uma vez que abertas são depósitos para surgimento do mosquito transmissor da dengue.”
Já em Montes Claros (MG), primeiro LirAa deste ano começou ontem e vai até o próximo dia 11. Cerca de 190 agentes de combate a endemias vem executando os trabalhos, na vistoria de aproximadamente 10 mil imóveis.
Conforme o Ministério da Saúde, os índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco; entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. O risco de surto de dengue é quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.