Toque de Letra
Por Antonio Célio
Depois do período de férias dos jogadores, a dupla Cruzeiro e Atlético iniciou os preparativos para a temporada 2020, com a promessa de fazerem diferente do que o ano passado, considerado um ano muito ruim para o futebol mineiro.
O primeiro a se apresentar foi o Cruzeiro, justamente quem mais se decepcionou em 2019, tendo a queda inédita para a segunda divisão.
A equipe celeste, ainda com muitas incertezas sobre quem contará no elenco, retornou as atividades na segunda-feira (07), visando o acesso à divisão de elite.
Com a falta de dinheiro, e, uma dívida acumulada de mais de R$700 milhões, a prioridade do momento é de desfazer de alguns jogadores com altos salários. Assim, as contratações serão modestas, e, a filosofia é de aproveitar atletas das categorias básicas.
A primeira contratação, confirmada nesta quarta-feira (8), foi do zagueiro Ramon, de 24 anos, que se destacou no Vitória, da Bahia.
O atleta veio de graça, já que havia assinado um pré-contrato com a antiga diretoria cruzeirense, após não ter acertado a renovação com o clube baiano.
Contatos estão sendo feitos com representantes de atletas como Dedé e Fábio, que, poderão até seguir no clube, se aceitarem uma redução salário, dentro da flexibilização adotada pela diretoria de não serem valores altamente superiores ao teto de R$150 mil mensais.
Já o Galo, que se apresentou ontem (08), vive uma realidade um pouco menos tensa que o rival, apesar também da campanha ruim na temporada passada.
Com mais recursos em caixa, apoiado pelo BMG e de maiores verbas de direitos de transmissões da TV, o Atlético acena para contratações que visam melhorar a qualidade do elenco.
É certo que negociou atletas importantes, como Luan e Chará, além da dispensa de Elias, mas, está indo ao mercado. Um dos mais próximos é o volante Álan, que se destacou no Fluminense, e cujos direitos econômicos estão vinculados ao Liverpool, da Inglaterra.
Com o aporte do banco da família do ex-presidente Ricardo Guimarães, o Atlético está comprando 80% do atleta por 3 milhões de euros. Do Palmeiras está chegando o meia Hyoram, revelado pela Chapecoense e que virá por empréstimo de um ano.
O América com contratações mais modestas, também busca qualificar o seu elenco para a disputa da série B. Entre os contratados, destacam-se o atacante Rodolfo e o meia Alê (foto), ambos do Cuiabá.
Que, neste ano, os times mineiros sejam mais eficientes, com futebol atraente aliado a bons resultados, evitando o vexame de 2019.
Até a próxima!