Prefeita se reúne com órgãos do governo em busca de solução para a Barragem da Caatinga

Fonte: Clube 91,5 FM

A Prefeita de Bocaiuva (MG), Marisa Alves (MDB), esteve, nesta quinta-feira (09), na cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG), reunida  com os tenentes Coronel Marcos Afonso Pereira, Superintendente de Gestão de Riscos de Desastres, e Paulo Henrique Camargos, da diretoria de Redução de Riscos e Desastres, na tentativa de uma solução para a Barragem da Caatinga, situada no Distrito de Engenheiro Dolabela.

A engenheira Dimes Paiva, da Defesa Civil de Minas Gerais, também participou do encontro. Na reunião, ficou estabelecido que uma equipe da Defesa Civil do Estado estará em Bocaiuva.

Na pauta, uma visita a Barragem da Caatinga, onde será feita uma avaliação técnica para a manutenção da Represa, que, no final do ano passado, sofreu com o esvaziamento feito pelo INCRA.

Prefeita Marisa Alves busca apoio governamental para solucionar os problemas da Barragem da Caatinga

A Prefeita Marisa esteve ainda com a Secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentim, que encaminhou ao governador Romeu Zema o pedido de intervenção do governo nos trabalhos de recuperação da Barragem.

Transferência de responsabilidade da represa foi discutida na capital

No dia 2 de dezembro de 2019, o vice-prefeito de Bocaiuva, José Maria Torres (PDT), juntamente com o advogado Jackson de Souza, esteve, em Belo Horizonte, com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Jequitaí-Pacuí e São Francisco e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

Também participaram o sub-secretário estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Amarildo Kalil e o diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Thiago Galapo e os prefeitos dos municípios atingidos pela Barragem da Caatinga, Eduardo Rabelo, de Francisco Dumont, e João Geraldo Dias (Gê da Saúde), de Engenheiro Navarro.

A barragem precisa de melhorar sua estrutura para a sua própria existência

Entre as proposições do encontro, a criação de um consórcio intermunicipal entre os municípios afligidos para assumir e explorar a barragem. Neste caso, seria reformada toda estrutura da represa com aplicação de recursos federais.

Outro acordo celebrado foi a garantia do IEF em assumir as ações de reflorestar toda a área do entorno da barragem e do Rio Caatinga, afluente do Rio Jequitaí.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) expediu duas notificações ao INCRA que expôs as condições precárias da infra-estrutura da barragem e que ressaltou que estaria disposto a transferir a responsabilidade dela pela represa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *