Fonte: 91,5 FM
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais confirmou para o dia 21 deste mês uma vistoria na Barragem da Caatinga, situada no distrito de Engenheiro Dolabela, na zona rural de Bocaiuva (MG).
A proposta é de avaliar a situação da Represa, que foi esvaziada pelo INCRA em novembro do ano passado.
A prefeita de Bocaiuva, Marisa Alves, informou que a Prefeitura local está disposta a assumir a barragem, desde que o Incra faça todos ajustes necessários, sem risco de rompimento. O IEF assegurou assumir as ações de reflorestar toda a área do entorno da barragem e do Rio Jequitaí.
Marisa esteve, na última quinta-feira, na cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG), com representantes de órgãos do governo estadual, ligados a defesa civil.
No dia 21, haverá uma reunião na qual a prefeitura de Bocaiuva pretende envolver todos os prefeitos dos municípios afetados pela barragem, como: Engenheiro Navarro, Francisco Dumont e Jequitaí e Claro dos Poções.
A estrutura da represa está precária e precisa de reparos para a sua seguridade, entre os quais a recuperação do vertedouro atual ou construção de uma nova estrutura, recomposição das erosões, dentre outros.