Fonte: Clube 91,5 FM
A Defesa Civil do município de Bocaiuva (MG), por intermédio do coordenador Joaquim César Siqueira, recomenda as famílias vizinhas a barragem da Caatinga e do Rio Jequitaí, no Distrito de Engenheiro Dolabela, a tomarem os devidos cuidados quanto aos possíveis transbordamentos com as intensas chuvas que estão caindo na região.
Antes do período chuvoso, em meados de novembro do ano passado, o reservatório da Caatinga estava com 30% da sua capacidade.
Mas, com o temporal que vem assolando o município, a barragem absorveu um grande volume de água, deixando as autoridades preocupadas.
Por meio de um comunicado, veiculado na Rádio Clube 91,5 FM, a prefeitura faz uma alerta sobre esses riscos.
A Prefeita de Bocaiuva, Marisa Alves, se encontra nesta terça-feira (28) em Belo Horizonte, onde se reúne, na sede do Incra, com representantes do referido Instituto e da Defesa Civil do Estado.
Com a intensidade das chuvas, Marisa teme que haja o transbordamento de água na Represa da Caatinga, cuja estrutura passou por muitos anos sem reparos por parte do Incra, responsável pela gestão da referida barragem.
A Prefeita quer que o órgão providencie um estudo para avaliar a segurança do reservatório, que foi construído há mais de 40 anos.
Em caráter emergencial, a Prefeitura está recomendando para que as famílias das áreas de riscos se desloquem para as casas de parentes.
Em reunião realizada no último dia 21, em Bocaiuva, a Defesa Civil do Município se comprometeu a fazer um Plano de Evacuação, enquanto o Incra a prestar todo o auxílio necessário.