Descartados casos suspeitos de coronavírus em Montes Claros

Fonte: Clube 91,5 FM

Após a informação ontem (26) de que havia dois casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus, causador da doença Covid-19, em Montes Claros (MG), o Hospital Universitário Clemente Faria (HUCF), onde deram entrada os dois pacientes, emitiu uma nota esclarecendo os fatos.

A diretoria informou que “não foram constatados sintomas de Coronavírus”.  Um dos suspeitos é um estudante de medicina, que retornou da Itália há cinco dias, após ministrar uma palestra.

Ele, juntamente com outro, que também estava na província italiana, em que há foco da doença, deu entrada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), com quadro febril.

Conforme o comunicado, foram adotados pelo Hospital Universitário todos os procedimentos e protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. Na avaliação clínica, não foram constatados os sintomas da doença, segundo a nota. 

Isolamento domiciliar

Em entrevista ao repórter Osmar Macedo, correspondente do Sistema Itatiaia de Rádio, nesta quinta (27), o médico Dr Marcelo Fagundes, diretor assistencial do HUCF, disse que “os dois pacientes estão sendo mantidos em isolamento domiciliar por 14 dias”, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Eles vão continuar tendo um acompanhamento médico, e caso, tenham mais sintomas, devem retornar ao hospital para outros exames específicos. Caso contrário, de acordo com dr Marcelo, eles poderão retornar as suas atividades.

Ao ser questionado pelo repórter Osmar Macedo quanto a uma preocupação sobre a situação, o diretor assistencial do HU frisou que “claro que uma pandemia traz preocupação.”

Doutor Marcelo ressaltou, no entanto, que “tenho conhecimento de que o novo coronavirus não suporta temperaturas elevadas. E a tendência que na região (Norte de Minas), esse virus possui uma inseminação baixa ou quase nenhuma.”  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *