Fonte: Clube 91,5 FM
Nesta sexta-feira, às 19 h, a Sub-Sede do Sind-Ute, em Bocaiuva (MG), realiza uma reunião no Centro Cultural Henfil, com os profissionais de educação, os pais e alunos da rede estadual.
Na ocasião, serão repassadas as informações sobre a assembleia realizada ontem (5), em Belo Horizonte (MG) e o encontro com representantes das Secretarias de Estado Educação e de Planejamento e Gestão. A informação é do presidente da Sub-sede do Sind-Ute, de Bocaiuva, Fernando Veloso.
Em entrevista a Clube 91,5 FM, ele disse a importância da união da classe, uma vez que atendidas as reivindicações todos os servidores da educação serão beneficiados.
Como não houve ainda um acordo entre professores e o governo estadual, a greve na rede estadual de ensino segue por tempo indeterminado, de acordo com o Sind-Ute/MG – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.
O percentual de adesão está em 69% das escolas do Estado, entre paralisação total ou parcial, conforme o sindicato.
Entre as reivindicações da categoria, estão as sanções ao Projeto de Lei 1.451/2020 e à Emenda 2/2020, que oferece isonomia salarial ao funcionalismo e o pagamento do piso à educação.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação afirmou que ainda está avaliando a emenda aprovada na Assembleia Legislativa, que prevê aumento salarial para a categoria.
Segundo a pasta, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) está recebendo representantes dos sindicatos de todas as categorias.
Por outro lado, o Sind-UTE/MG celebrou o aumento de adesão à greve e reforçou a importância da categoria seguir mobilizada para que o governador atende à pauta de reivindicações.