Fonte: G1 Grande Minas
Equipes da Polícia Militar e agentes do Sistema Prisional conseguiram recapturar, nesta segunda-feira (2), dois dos três detentos que fugiram do Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá. Jan Gomes de Souza, de 31 anos, e Warley Miranda de Oliveira, de 33, foram abordados no município, nas proximidades da BR-251. Ambos serão reconduzidos ao sistema prisional na manhã desta terça-feira (3). Os presos serraram grades das celas, quebraram uma concertina e usaram uma corda improvisada, conhecida como tereza, para fugir.
Warley Oliveira e Jan de Souza foram recapturados — Foto: Divulgação / Sejusp
Segundo as informações da PM, as equipes foram até o KM 476 da rodovia, depois de receberem denúncias anônimas de que dois homens suspeitos estariam no local. Ao perceberem que iriam ser abordados, eles fugiram, Jan Gomes foi alcançado e preso. Warley de Oliveira correu, caiu de barranco e fugiu em direção a um matagal; ele foi recapturado após buscas. Os dois tinham foram encaminhados para a Polícia Civil em Montes Claros (MG) e serão levados novamente para uma unidade prisional.
Eles estavam nas proximidades da BR-251, em Francisco Sá, quando foram abordados. Ainda estão sendo feitas buscas para tentar capturar o terceiro fugitivo.
Ainda de acordo com a PM, os detentos disseram que não tinham informações sobre o paradeiro do terceiro fugitivo. Os dois tinham ferimentos causados pela fuga e não haviam se alimentado durante todo o dia, por isso, foram encaminhados para o pronto socorro de Francisco Sá. Um soldado da PM, que teve escoriações durante a perseguição, também foi atendido na mesma unidade de saúde.
Terceiro foragido já escapou outras vezes
Deivison Santos ainda está sendo procurado — Foto: Divulgação / Sejusp
As buscas ainda continuam com o objetivo de localizar o terceiro foragido, Deivison Oliveira Santos, de 28 anos. Ele já havia conseguido escapar de uma cadeia do Norte de Minas pelo menos outras três vezes.
Em 2016, o G1 fez uma reportagem sobre a terceira recaptura de Deivison Santos, que havia escapado da Cadeia Pública de Rio Pardo de Minas. Na época, ele foi encontrado em uma fazenda na zona rural do município, depois de ter sido visto pegando carona na rodovia LMG- 631, estrada que liga Rio Pardo à Taiobeiras.
Penas
De acordo com o sistema de registros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Deivison Santos cumpria pena por tráfico de drogas e latrocínio, quando se mata com intenção de roubar alguém. Jan Gomes de Souza também cumpria pena por latrocínio e roubo mediante grave ameaça. Assim como Jan, Warley Miranda estava preso por roubo mediante grave ameaça e pelo crime de falsidade ideológica.
Sobre a fuga
Uma das grades serradas na penitenciária — Foto: Arquivo Pessoal
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, na madrugada desta segunda-feira (2), os agentes verificaram que uma grade de acesso a um dos pavilhões estava retorcida e uma concertina danificada.
Durante a ronda no entorno da unidade, os agentes ainda constataram que os detentos usaram uma tereza, que é uma corda improvisada, na fuga. As grades que dão acesso ao pátio de banho de sol também foram serradas. Após a suspeita de fuga, os agentes fizeram a revista e contagem dos presos, confirmando que a fuga.
A direção geral do Presídio de Francisco Sá instaurou uma investigação preliminar para apurar as circunstâncias da fuga.