Fonte: G1 Grande Minas
Dois irmãos, de 11 e 13 anos, foram apreendidos com um computador furtado da Escola Municipal Eva Ruas, que foi alvo de vandalismo em Mirabela (MG). A mãe dos adolescentes procurou pela polícia. A instituição de ensino teve portas quebradas, alimentos jogados no chão, computadores danificados e as paredes pichadas. Os vândalos chegaram a fazer um churrasco na laje.A direção informou que 240 estudantes ainda permanecem sem aulas nesta quarta-feira (4), um mutirão de limpeza está sendo realizado.
Funcionários fazem mutirão de limpeza em escola em Mirabela — Foto: Escola Municipal Eva Ruas / Divulgação
Funcionários fazem mutirão de limpeza para receber os 240 alunos nesta quinta (5). Instituição teve vários danos, prejuízos estão sendo contabilizados.
“Os menores foram ouvidos na Delegacia de Plantão e confessaram o furto do computador, mas negaram os atos de vandalismo. A partir de agora, iremos continuar com as investigações no intuito de verificar se há envolvimento de outras pessoas, anexaremos o laudo pericial e o caso será remetido à Vara da Infância e Juventude”, explica o delegado Giovani Andrade Sierve.
Mutirão de limpeza
Na manhã desta quarta-feira (4), os funcionários se uniram em um mutirão para fazer a limpeza das instalações. A escola passou por uma reforma em 2019, orçada em R$ 8 mil. Os trabalhos foram feitos pela Prefeitura em conjunto com a comunidade.
Aulas deverão ser retomadas nesta quinta (5) — Foto: Escola Municipal Eva Ruas / Divulgação
“Estamos colocando tudo em ordem, fazendo limpeza e higienização dos espaços, para recebermos nossos alunos na quinta. Algumas mães chegaram a nos ligar preocupadas e com muito medo, por isso, as atividades de amanhã serão diferentes, vamos recepcionar os estudantes de forma lúdica, com brincadeiras e música”, explica Telma Ramos, diretora da escola.
A diretora diz que teve um contato rápido com a mãe dos menores, que já estudaram na escola por um tempo. “A tristeza era nítida nos olhos dela, embora estivesse com o coração de mãe apertado, ela teve a iniciativa de não apoiar os filhos, educar é isso”, destaca.
Telma Ramos fala que os prejuízos causados à escola ainda estão sendo levantados, somente em relação aos equipamentos de informática, o valor chega a R$ 17 mil. Uma empresário da cidade fez a doação de duas máquinas.
Escola já foi alvo de vândalos outras vezes — Foto: Escola Municipal Eva Ruas / Divulgação
“Como educadores acreditamos que o ensino de qualidade pode fazer a diferença na vida dos alunos. Mas, para formar cidadãos, é preciso que a escola trabalhe junto com a família e com a comunidade. Quando vi meninos tão novos envolvidos nesta situação, senti muita tristeza”, finaliza a diretora.
A Prefeitura de Mirabela disse que câmeras de segurança estão sendo licitadas e devem ser instaladas na unidade de ensino.