Fonte: Clube 91,5 FM
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Bocaiuva (MG) investiga duas mortes suspeitas para a Coronavírus. Uma é referente a um idoso e outra a um bebê que havia sido transferido para o Hospital Universitário, em Montes Claros (MG), no último dia 22 e que morreu nesta terça-feira (31).
A assessoria de comunicação da prefeitura de Bocaiúva informou que a criança, de um ano e seis meses, possuía distrofia muscular.
A Vigilância Municipal Epidemiológica de Montes Claros disse que o paciente teve pneumonia, mas conforme preconiza o Ministério da Saúde, todo caso que apresente problema respiratório, é preciso ser realizado o teste para a Covid-19.
A outra morte foi confirmada na última segunda-feira pela médica Fernanda Teodora (foto acima) responsável pelo Hospital Doutor Gil Alves, no boletim diário divulgado nas redes sociais do município de Bocaiúva.
Em entrevista exclusiva ao repórter João Lã, veiculada hoje (1) no Jornal da Clube, doutora Fernanda disse que o homem, cuja idade revelada, tinha histórico de câncer de pulmão e que entrou nas estatísticas de suspeita de coronavírus por seguir o protocolo do Ministério da Saúde.
Ela ressaltou que “era um paciente que tinha um histórico de dispneia (dificuldade de respirar), associada a doença pulmonar….e o quadro dele evoluiu com insuficiência respiratória muito grave”.
Ainda conforme Doutora Fernanda, não tinha com detectar se era viral ou bacteriana, e, apresentou um quadro muito atípico, o que pode considerar um quadro viral.
Devido a isso, e ainda o fato de haver uma pandemia, de acordo com ela, a equipe médica resolveu seguir o protocolo, para preservar as funcionárias do hospital e os familiares contra o contágio do Covid-19.
O resultado dos exames será divulgado nos próximos dias.