Bocaiuva define diretrizes para ampliar a assistência social

Fonte: Rádio Clube FM

Durante a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta quinta-feira (12), no Centro Cultural Henfil, em Bocaiuva (MG), a Prefeitura de Bocaiuva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, definiu as diretrizes e as prioridades para o setor a serem apresentadas em plenária estadual.

 O tema deste ano foi “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”. O objetivo do encontro foi avaliar a situação da assistência social no município e, por meio destas avaliações, buscar novos investimentos por meio de políticas públicas.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretaria de Desenvolvimento Social, Beth Ribeiro, da prefeita Marisa Alves, do presidente da Câmara Municipal, Nézio Leite, e de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Regional de Montes Claros (MG).

A assistente Karla Magalhães, responsável pelo Departamento de Assistência Social do Cimans (Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Norte de Minas), ministrou palestra focando o tema da conferência. Também ocorreu trabalho de grupos, elaboração e análise de propostas, definição de metas, e eleição dos delegados conselheiros para a conferência estadual.

Os eixos norteadores trabalhados no evento foram: os desafios para consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do Estado e dos municípios, à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma previdenciária e à reforma trabalhista; a Rede de Proteção Social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direitos; e a Democracia Participativa, Controle Social e Protagonismo do usuário do SUAS.

A prefeita Marisa Alves (foto acima) ressaltou em entrevista à reportagem da Rádio Clube FM 91,5 que “a proposta da administração é de descentralizar as ações sociais no município, como, entre outros investimentos,  instalar o CRAS – Centro de Referência a Assistência Social – no Distrito de Engenheiro Dolabela”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *