A Receita Estadual e o Ministério Público realizaram a Operação Miopia, nesta quinta-feira (22), em Montes Claros (MG). A ação tem como foco combater a sonegação de impostos por parte de uma indústria ótica da cidade. Não houve divulgação de nomes.
Conforme informou a Receita Estadual por meio de site oficial, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, dois em endereços comerciais e quatro nas casas dos suspeitos de envolvimento no esquema. Investigações apontam que, em cinco anos, R$ 6 milhões de ICMS não recolhidos aos cofres públicos.
Ainda segundo as informações divulgadas, a Receita Estadual constatou que o esquema tinha uma “teia de irregularidades”, que incluía o pedido de recuperação judicial da empresa investigada e a criação de empresas de fachada.
Conforme informou a Receita Estadual, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Receita aponta que, em cinco anos, R$ 6 milhões de ICMS não foram recolhidos.
“Nossas equipes identificaram que, para estabelecer concorrência desleal, prejudicar fornecedores e, principalmente, deixar de recolher o ICMS, a empresa montou uma verdadeira teia de irregularidades com o propósito de enganar a Receita Estadual”, disse Saulo Silqueira, superintendente regional da Fazenda em Montes Claros, em notícia divulgada no site oficial.
A Receita informou ainda que o material recolhido será analisado e o prejuízo aos cofres públicos pode ser ainda maior. A ação contou com auditores da Receita Estadual, servidores do MPMG e Polícia Militar.