São João das Missões é a única cidade mineira a eleger um candidato indígena para o cargo de prefeito no primeiro turno das eleições municipais deste ano. Em todo o país, outras sete cidades elegeram candidatos indígenas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em todo o país, outras sete cidades elegeram candidatos indígenas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Jair Xakriabá, do Republicanos, obteve 53,70% dos votos e vai ocupar o cargo pela primeira vez.
Jair Cavalcante Barbosa, conhecido como Jair Xakriabá, do Republicanos, obteve 53,70% dos votos e vai ocupar o cargo pela primeira vez. Em entrevista ao G1, ele disse que vai implantar medidas para melhorar a vida da população carente.
“Primeiro, vamos cortar os gastos desnecessários que existem dentro da administração e diminuir secretarias, para investir na saúde pública, educação e nas estradas. Vamos também buscar parcerias com pequenas empresas instaladas no município para fazer com que o dinheiro circule”. O prefeito eleito acrescentou que vai melhorar a infraestrutura da cidade e buscar parcerias com os governos estadual e federal.
Jair Cavalcante Barbosa mora na reserva indígena Xakriabá com a esposa e os filhos. Ele é graduado em matemática, mas largou à sala de aula há oito anos para abrir uma mercearia na aldeia. Segundo ele, 70% da população de São João das Missões é indígena e a maioria vive do auxílio do Bolsa Família. Como prefeito, Jair Xakriabá pretende buscar alternativas para gerar emprego.
“A maioria da população mora na reserva indígena. É um povo muito sofrido, que depende de programa de assistência social. Vamos firmar parcerias com empresas vizinhas para dar suporte no sentido de gerar emprego para essas pessoas. Eu vejo que existe vários caminhos, basta organizar e trabalhar com projetos voltados para a sociedade”.
O candidato Jair Xakriabá derrotou Zé Nunes, que ficou em segundo lugar com 42,11% (3.002 votos). A eleição em São João das Missões teve 18,39% de abstenção, 0,55% votos brancos e 4,35% votos nulos.
“Essa vitória não é só de Jair, mas do povo de São João das Missões. Quem vai ganhar é o povo, porque o projeto nosso é administrar para o povo, com saúde de qualidade, projetos, sociais e crescimento da cidade. Hoje, a população indígena é muito carente e merece uma atenção especial”.
Candidatos indígenas no país
O número de indígenas eleitos prefeitos em 2020 é ligeiramente maior que o de 2016, quando seis candidatos indígenas se elegeram no primeiro turno. Considerando apenas as cidades que decidiram as eleições já no primeiro turno, apenas 0,14% dos municípios elegeram candidatos indígenas.
O Brasil teve 2.205 candidatos indígenas nas eleições de 2020 considerando todos os cargos, um aumento de 29% em comparação às eleições anteriores. A maioria deles estava na Região Norte (927), seguida pela pelas regiões Nordeste (507), Centro-Oeste (366), Sul (239) e Sudeste (167).