Fonte: Clube 91,5 FM
A cerca do alarde criado por fake news que coloque em pânico a população das regiões que cercam o rio Jequitaí, sobre o rompimento da Barragem da Caatinga, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bocaiuva (MG) emitiu informações para tranquilizar esses moradores.
De acordo com o comunicado, a Defesa Civil Estadual vai emitir boletins periódicos informando a situação da represa, situdada no distrito de Engenheiro Dolabela, zona rural de Bocaiuva, através de suas redes sociais.
A prefeitura de Bocaiuva informou, a título de esclarecimento, que a Barragem da Caatinga está sob administração do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Uma nota da Defesa Civil de Minas, diz que “nesse caso, compete ao Incra tomar as providências para a solução do problema em questão, bem como estabelecer estratégias de comunicação, orientação e alertas à população potencialmente afetada”.
O nível de água da Barragem Caatinga, considerado o maior reservatório hídricodo Estado, deve ser fiscalizado pelo Igam, que é órgão regulador.
A represa jorra água no Rio Jequitaí, que cursa sobre o município de Bocaiúva, no caso o Distrito de Engenheiro Dolabela, e também nas cidades de Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Jequitaí, Claro dos Poções, e Coração de Jesus.
Apesar de diminuir a tensão, sem criar pânico pela cheia da Barragem, a Defesa Civil, no entanto, mantém a alerta aos moradores ribeirinhos destes município, acompanhando a previsão meteorológica e observando o comportamento da represa da Caatinga e do Rio Jequitaí.
Na segunda-feira (22) e nesta terça (23), técnicos do IGAM, acompanhados por representantes da Defesa Civil do Estado, do município de Bocaiuva e da regional do órgão, em Montes Claros (MG), estiveram no local para os levantamentos sobre a estrutura e os riscos do reservatório.