Fonte: Rádio Clube 91,5 FM
Nos últimos dias, a localidade de Brejão, na zona rural de Bocaiuva (MG), vivencia um fato incomum: um incêndio abaixo do solo.
O fogo já devastou árvores, canaviais e pastagem por meio de uma camada subterrânea, de acordo com o Sargento Marlon, da Polícia Ambiental local.
Ele, juntamente, com demais policiais ambientais da corporação, esteve no local para os levantamentos de praxe.
A intensidade da propagação do fogo, de acordo com o sargento florestal, já atingiu até o momento cerca de 5 quilômetros.
Marlon explicou que a combustão se alastra porque o solo daquela região é formado por matérias orgânicas inflamáveis e veredas, e possui característica hidromórfica, excesso de umidade.
O impacto, segundo ele, é médio, e formou crateras e queimas de árvores, mas, até então, sem atingir casas ou pessoas.
O fumaceiro e a destruição das veredas causaram preocupação a Isaías Alves, o proprietário de uma das áreas atingidas e que também é vereador em Bocaiuva (MG).
Ele disse, por meio de áudios, que chegou a recorrer aos órgãos públicos municipais, inclusive a Defesa Civil, em busca de apoio para solucionar o problema, mas, nada foi resolvido e o fogo continua se alastrando.
Isaías ressaltou que, diante da situação, é torcer para chover, pois, apenas com as águas da chuva controlaria essas chamas subterrâneas.
O policial disse que testemunhas disseram que o incêndio é de natureza criminosa, uma vez que o fogo foi colocado por um rapaz com perturbação mental durante uma festa na comunidade.
A PM fez rastreamento para localizá-lo, mas, até o fechamento desta matéria o autor não foi preso.