Vinte e nove doses da vacina contra o coronavírus foram furtadas de um posto de saúde, no Bairro Independência, em Montes Claros.
Segundo a Secretaria de Defesa Social, o alarme do sistema da unidade tocou às 2h58 do último sábado (17) e a empresa privada que faz o monitoramento verificou a situação, porém, como não havia sinal visível de arrombamento, foi embora. Nesta segunda-feira (19), funcionários chegaram e viram a fechadura da porta modificada.
Crime ocorreu na madrugada do último sábado (17), mas o município só percebeu o arrombamento nesta segunda-feira (19). Foram levadas 29 doses de Coronavac.
Os imunizantes subtraídos são suficientes para imunizar 14 pessoas com as duas doses da vacina. Foram levados 29 frascos com doses únicas de Coronavac.
“Na rede de frio, havia outras 200 multidoses também da Coronavac, mas essas não foram levadas. Quem furtou as vacinas levou, além disso, 19 seringas específicas para aplicação. Isso nos faz acreditar que é alguém que sabia dos processos, tinha conhecimento técnico. A suspeita é que a pessoa pulou um muro de cerca de dois metros para entrar no espaço”, fala o secretário Anderson Chaves.
As Polícias Civil, Militar e Federal estiveram no posto para averiguação. Imagens de câmeras de segurança de vizinhos foram entregues às autoridades.
“Este é o primeiro episódio do tipo de acontece no município. Hoje mesmo as forças de segurança vão se reunir para definir novos protocolos”, disse o secretário.